Sejam Bem-Vindos!

Inspirado nessa obra prima de Garcia Marquez eu vou compartilhar com vcs algumas coisas em que eu escrevo nos meus momentos de solidão, onde a minha mente torna-se um vulcão de idéias!

Pesquisar no Blog

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mano Lima

Bueno moçada, o 20 de setembro, tradicional data comerativa do calendário gaúcho passou e eu acabei por não postar nem uma nota alusiva a este dia.
Aos que não sabem, o 20 de setembro é o dia onde se comemora a Revolução Farroupilha, ou ainda conhecida como Guerra dos Farrapos.
Aproveitando o embalo do assunto e retomando ainda uma série sobre os artistas desta terra, hoje vou postar duas letras de um artista terrunho, que traz consigo o xucrismo da lida campeira, o nosso bagual Mano Lima.
Este homem nascido em 26 de agosto de 1953, na cidade de Itaqui, usa em suas músicas muita irreverência e um linguajar próprio do homem do interior gaúcho. Entonces, peço aos amigos atenção a estas letras, de um filósofo campeiro, como ele mesmo diz: Sou tipo pintura moderna, são poucos que me entendem.

Lobisomem do arvoredo

O Lobisomem do Arvoredo
Todo mundo tinha medo
Foi meu pai que me contou
Que uma vez ele posou e se encontrou com a bicharedo

Sexta-feira lua cheia,
E ele posou lá sózinho
De repente viu uma sombra,
Pois era a Lobisoma com seis lobisominhos.

A Lobisoma bem tetuda
Tava dando de mamá
Ele saiu de mansinho e pegou o Lobisominho
E trouxe pra criar

Ele pegou o Lobisomem
E trouxe pra criar guacho
Hoje o bicho tá famoso, tá vivendo pelo povo
E toca Gaita de 8 baixo

Hoje o bicho tá famoso
Na profissão até já tem nome
Ele é uma baita de uma rima ele se chama Mano Lima,
é o rei do Lobisomem




Muiézinha incomodativa

Muiézinha incomodativa igual a minha ninguém tem...
Não se dá com mais ninguém,
Já brigou com a vizinhança
E o prazer da vida dela,
É dá-le pau nas minhas Crianças...

Joga carta, fuma e bebe e anda sempre bem pintada,
A risada debochada ´é tarada por lambança
Já perdeu toda confiança,
E Não me vale quase nada...

Brigou com o pai e a mãe, com meus irmãos e com a cunhada
É a Mulher mais desgraçada que esse mundo já pariu
Quando sai leva as cobertas,
Pro véinho passar frio...

Nunca vi coisa mais ruim
Pior que corcove de Mula
Em cima da cama Pula e não deixa o véinho durmi
E de Meia em Meia Hora
Levanta pra faze xixi...

13 comentários:

AA disse...

hahahah
Boas músicas!
E viva ao 20 de setembro!
como é mesmo... "Rio Grande do Sul, meu país"
Abços

Alessandra Allegr!a disse...

Adoraria saber mais da cultura sulista.
É tão particular, e das poucasa que se mantém sem maiores adulterações.
Não deixei de me divertir com as rimas das letras aí de cima.

Um belo espaço o teu!
Valeu a visita.
Foi um prazer estar aqui!

beijo

Lucas disse...

Isso deve ser mesmo tipo uma pintura moderna, pq eu também não entendi nada... xD
Muito interessante o estilo de seu blog, é raro ver alguém interessado em passar adiante os valores culturais de sua terra. Flws!

Anônimo disse...

Oi, Elton.
Não curto nativismo, mas a Incomodativa é bem engraçada, fiquei imaginando o tipo.

Beijos
Fada
http://fadasafada.blogspot.com/

Régis Garcia disse...

Hahahahaha! Perfeito! Me lembrou de casa! Sinto saudade do RS!

Legal o blog! Abraço!

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Adorei o "Sou tipo pintura moderna, poucos me entendem"...acho q acabei de encontrar uma definição para meus textos nesta frase...gostei demais!

abraços!

Ellen Regina disse...

Putz!!!
Será q eu mereço tanto? Acho q não!
Obrigada pelo comentário gentil no facetas, mas ser comparada ao Gabriel García Marques... [é ironia, só pode ser!! srsrsrs]

Surreal!
Mas ainda assim obrigada pelo senso de humor, ahahahaha...

Silvana Persan disse...

a cultura gauchesca é bem interessante. mais interessante, e digno de aplausos, é a forma com que vcs a preservam. acho que nesse país só vocês aí do sul e o pessoal lá do nordeste valorizam de verdade sua cultura.

bjs

Unknown disse...

Uma bela poesia..
crítica, sarcástica e muito criativa
Parabéns pelo ótimo bom gosto!

Convido a visita meu blog:
www.espelhomagic.blogspot.com

Anônimo disse...

interesante , porém a forma q oborda a cultura sulista é meio nativista .

Leandro Merlllin disse...

Bem, eu sempre um grande apreço pela cultura gaucha, e agora (principalmente hoje) ganhou um quê a mais.

Adorei mesmo os textos, e a frase principal "Sou tipo pintura moderna, poucos me entendem" casou perfeitamente com todo o post.

Abração!
http://www.baladadocachorrolouco.blogspot.com

Anônimo disse...

Ótimas músicas! Bastante populares.

A Cultura sulista é muito rica, infelizmente não conheço muito bem essa região, na verdade, conheço apenas o que é mostrado na TV. Nunca fui ao sul do país. Farei isso em breve!

Um grande abraço!

Patrycia disse...

"muié incomodativa"... gostei! kkkkkkk. Usarei em breve! kkkkkkkkkk