Sejam Bem-Vindos!

Inspirado nessa obra prima de Garcia Marquez eu vou compartilhar com vcs algumas coisas em que eu escrevo nos meus momentos de solidão, onde a minha mente torna-se um vulcão de idéias!

Pesquisar no Blog

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Call Center

Quem nunca teve um problema com algum serviço e teve de ligar para um call center, escutar uma mulher falando dezenas de opções que pouco lhe interessam, uma vez que você só quer falar com um atendente. Sem falar que você decora todos os slogans e promoções da empresa em quesão, já que fica meia hora só escutando essa malditas propagandas e alguém que volta e meia vem com o mesmo papinho: "Aguarde, em breve você será atendido". Eu sei, isso irrita. E o que é ainda pior, você nunca escolhe a opção certa, sempre transferem você para outro setor, e lá vai mais meia hora ao telefone ouvindo uma musiquinha chata ou as promoções que de tanto ouvir pode divulgar sem medo de erra-las. Quando você é atendido você ouve aquela velha frase, curta porém irritante: "Aguarde um momento, por favor". Você, a essa altura, já está totalmente irritado e só quer resolver a sua pendência. Esse é um momento de stress que todos um dia passam.
Pois bem, eu já passei por essa situação, mas conheço os dois lados desta dura história. Trabalho em um call center num setor chamado multifuncional, de uma operadora de TV a cabo, e todos os dias atendo clientes irritados.
Agora vou expô-los um pouco da realidade de uma central de atendimento ao cliente, da rotina maçante que temos e de todo o estress a que estamos expostos.
A maioria das pessoas que está ligando é porque está com algum problema e busca uma solução, dificilmente ligam para dar um elogio ou dar uma crítica construtiva. Indo ao primeiro ponto do atendimento: confirmação de dados cadastrais. Alguns clientes reclamam em ter que passar seus dados, como o CPF, endereço ou código de assinante, mas saibam que este é um procedimento que qualquer empresa exige, e se não confirmarmos tais dados corremos risco de sofrer sanções disciplinares por descumprimento de um procedimento que serve mais para a segurança do cliente do que qualquer outra coisa. Então se você é destes que questiona o atendente se ele não está vendo essas informações na tela, não faça mais essa pergunta.
Segundo ponto é a frase que você ouve, inevitavelmente: um momento por favor. E lhes afirmo que se pedimos esse tempo é realmente porque deles necessitamos, não estamos fazendo isso por pirraça. Garanto que as máquinas que temos a nossa disposição não são computadores com configurações potentes, quando muito temos um Pentium 4. Outro ponto, o sistema também tem muitos erros e as ferramentas de pesquisa muitas vezes saem do ar. Também há procedimentos demorados mesmo ou algumas vezes precisamos da ajuda de um supervisor e ele nem sempre está disponivel. Então se lhe pedirem um momento, aguarde sem se estressar e sem nos estressar.
Terceiro ponto: nunca xingue o atendente de forma pessoal. Quando você receber uma informação que contradiz sua vontade não mande o atendente para um lugar desagradavel e muito menos ofenda a mãe dele que nem sabe o que passa. Atendentes não podem fazer milagres, nós temos sistemas e políticas que impreterivelmente devem ser respeitadas para a manutenção de nossos empregos. Agora quando você ouvir algo de um atendente que esteja em desacordo com o que desejava ouvir você deve utilizar de argumentação e não pensar que gritos e palavras de baixo calão vão fazer alguma diferença, elas apenas contribuirão para que o atendente faça pouco caso de sua situação.
Teria eu muitos outros pontos para colocar aqui, mas creio que esses três já estão bons. Um último pedido a você cliente que liga para um call center: se quer efetuar reclamações sobre atendimentos anteriores, ligue para a auditoria! Não adianta ficar efetuando reclamações aos atendentes que elas não terão o devido tratamento. Então para evitar atritos desnecessários entre você e um atendente que não terá como resolver uma reclamação sua, seja mais esperto e ligue para a ouvidoria que foi criada especialmente para isso.

13 comentários:

Anônimo disse...

Você praticamente descreveu o atendimento da NET TV neste post.

Angelo Sumita disse...

Realmente, a questão de "Call-centers" é uma problemática para ambos os lados!

O lado do consumidor, que geralmente liga por estar tendo problemas com a empresa, então já liga muitas vezes irritado, impaciente com a mesma e por vezes acaba descarregando no atendente que nada tem haver com os serviços inadequados que a empresa que representa fornece. E claro, nós clientes não temos muita paciência em ficar esperando mais de meia hora, como costumeiramente acontece com empresas como a TIM e Telefonica, dependendo do caso.

Mas isto tende a acabar com o decreto que o Lula assinará impondo regras ao atendimento de "Call-centers" (vide link da reportagem: http://www.reclameaqui.com.br/noticias/ ... %80%99/519 )

Mas temos que pensar que do lado do atendente existe um ser humano, que tem sentimentos e merece ser respeitado! Claro que algumas vezes pegamos atendentes que visivelmente te atendem na má vontade, mas são casos à parte!

O importante é haver o respeito mútuo entre as duas partes!

Abraços e ótima matéria sobre esta difícil relação cliente/call-center!

Vários Assuntos disse...

HuahuhsuhuHu
Isso já aconteceu comigo várias veses, ligando pra tim e outras impresas, as veses nen espero porque fala que vai atender em 5 minutos e nada, mas nunca esperei até o final e fica xingando..
Esse post foi muito bom mesmo parabéns!
Vamos trocar links?Si quiser é so avisar
http://blogblog08.blogspot.com/

Luccas Balacci disse...

Sabe, é realmente muito chato ter que ligar para "Call Center"... Mas eu não acho legal ficarem xingando as pessoas que trabalham lá... Elas estão fazendo de tudo para tentar resolver os nossos problemas (ou pelo menos acho...).

Abrazz!
http://blogataverna.blogspot.com/

Patrycia disse...

É sempre bom ver "o outro lado da moeda". Vocês não podem se dar ao luxo de fiarem irritados, tendo muitas vezes que ouvir horrores e segurarem as palavras para não serem indelicados. E nem sempre estamos bem, mas vocês não têm "autorização" para não estarem bem. Realmente é muito desgastante.

Nunca trabalhei com call center, mas já trabalhei com atendimento ao público e tenho uma noção do que você está contando.

Realmente não é fácil.

A propósito, adorei a música do teu blog. É John Mayer??

Bjo, Patrycia

victor disse...

nossa mtu interessante esse post
mtu chato quando acontece issu

blog mtu interessante :D

Thaíssa Vasconcelos disse...

Antes de terminar de ler o post já estava pensando e articulando meu comentário... ia dizer que esse tipo de serviço é uma b*&$#...mas quando vi que você estava na verdade se defendendo e não acusando o negócio, pensei na gafe que iria cometer...hauhauhau

Acontece que, se o cliente liga é porque ele tem um problema, que o já deixou bastante irritado, e aquela avalanche de espera e burocracia só o faz chatea-lo ainda mais.

Convenhamos, determinadas coisas deveria ser abolidas, não a confirmação dos dados, que apesar de chato e cansativo podemos perceber que extremamente importante, mas outras coisinhas pequenas enchem o saco, sabe?

E mais, não há um padrão no atendimento. Às vezes uns atendentes fazem o procedimento de tal forma que determinadas coisas são permitidas, você se acostuma com isso, depois não pode mais.

Eu acho, que nos dias de hoje não há nada mais estressante que "call center", ainda mais quando se trata de telefonia.

Anônimo disse...

Bah! Sempre assim. Tipo, não fico irritada por causa disso não, mas me ponho no lugar das pessoas que tem problemas com a empresa, aí imagino o quão estressados já estão, e ter que esperar quase uma hora pra se atendido é foda. Seria bom se esse problema acabasse. Seria bom para ambos os lados. Os consumidores ficariam mais calmos e os atendentes não corriam o risco de serem xingados. Hehe...

Natália Cristine Prado disse...

é bom ouvir o outro lado! confesso q essas coisas irritam profundamente as pessoas q ligam, mas temos q lembrar q as pessoas q nos atendem nao tem culpa de nada...

Unknown disse...

Assunto manjado, mas idéia válida.
Espero que as novas leis de regulamentação dos call-centers ajudem...afinal, o que acontece hoje é que o serviço, criado para ajudar, atrapalha muito mais a vida das pessoas.


http://caleidopizza.blogspot.com

Natália Coelho disse...

Call-centers, ó que coisa horrível!
Já imaginava que era ruim pra quem liga e pra quem atende, depois do seu texto, apenas confirmei meu pensamento!
É um saco ficar aguardando, até porque vivemos em uma época em que perder tempo, não é uma coisa que se possa fazer sempre, além de que sua conta telefônica só vai aumentando(quando não é 0800).
Mas eu digo a todos da minha família:
Não maltratem os atendentes, eles estão apenas cumprindo ordens, não têm culpa disso!
É questão de bom senso, e algumas pessoas se esquecem, e acabam descontando em vocês que nada tem a ver com o problema.
Quem sabe com essa nova lei criada sobre os atendimentos, a coisa não melhore para ambos?
Abraço.

Anônimo disse...

Muito bom seu texto sobre Call centers. Verdade seja dita: Ninguém gosta disso...

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Legal esse post, bem informativo!!!
Eu tb trabalho com call center. No meu caso eu trabalho no setor de confirmação de retirada de máquinas da rede card.
Mas já vendi speedy banda larga, cartão de crédito do citi bank e crediário automático do banco itaú.
Eu nunca quis atender nenhum cliente que eu vendia, pois sabia que a venda era "quadrad"...rsrs


http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/