Sejam Bem-Vindos!

Inspirado nessa obra prima de Garcia Marquez eu vou compartilhar com vcs algumas coisas em que eu escrevo nos meus momentos de solidão, onde a minha mente torna-se um vulcão de idéias!

Pesquisar no Blog

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Linguagem

Acatando a sugestão do meu amigo Abel resolvi expôr agora o que penso sobre a linguagem.

Admito que é algo íncrivel a criatividade dos nossos jovens ao expressarem seus pensamentos em sites de relacionamento, mensageiros instantâneos e chats. Eles adoram se utilizar da fonética das palavras para poupar tempo, trabalho e também esconder a ignorância perante a gramática.
Pode até ser criativo e útil esta linguagem que se está criando e se integrando ao nosso dia-a-dia sem que tenhamos uma noção clara disso, mas aí me pergunto: onde está aquela língua portuguesa, que quando bem escrita e falada é tão bela, com uma sonoridade que parece poesia aos ouvidos de um entusiasmado e atencioso ouvinte ou com a beleza plástica digna de uma obra de Michelangelo que fascina o aturdido olhar do leitor...
Pois é, vejo então com um certo olhar de desconfiança para esta nova linguagem, que em breve pode dominar o cotidiano de muitos jovens, que passam horas em frente ao computador falando no MSN e não buscam tempo para apreciar um livro.
Estaria sendo hipócrita ao dizer que não me utilizo desta forma rápida de comunicação, mas procuro usá-la de forma moderada para não me viciar nela.
Mas pelo amor de Deus... Usem o bom senso ao escrever!
O Orkut é um rio onde transborda a ignorância da nossa população, retrato da decadência da educação em nossa "Pátria Amada, Brasil!". Todos já devem, em algum momento, ter se deparado com as "Pérolas do Orkut" que nos fazem rir, porém deveríamos era estar revendo conceitos e suplicando aos nossos respeitados e honrados governantes uma maior atenção a um fator de tamanha importância quanto a educação desse povo.
Enfim, vê-se aí a precariedade que é o aprendizado cultural de um povo que tem aqui mesmo tantas obras magníficas para se regozijar numa bela tarde de domingo em algum belo parque do Brasil (álias, parques que andam esquecidos pela administração pública, mas isso é assunto para outro post), reverenciando a obra-prima que Deus nos presenteou: a fauna e a flora incomparáveis da nossa terra.
Creio que o primeiro passo para a libertação de nosso país da corrupção que corroe a esfera do poder, nos levando para o escuro abismo da indubitável falta de recursos para a sustentação do pilar da sociedade que a família é a educação de qualidade.
Até quando que isso durará? A resposta é simples e todos sabem, ainda que inconscientemente: durará até que nós resolvamos agir e acabar com isso por meio da aprendizagem e da perseverança.

Então é isso caros amigos, até uma próxima.

Espero pela opinião de todos, agradeço desde já!

Nenhum comentário: