Sejam Bem-Vindos!

Inspirado nessa obra prima de Garcia Marquez eu vou compartilhar com vcs algumas coisas em que eu escrevo nos meus momentos de solidão, onde a minha mente torna-se um vulcão de idéias!

Pesquisar no Blog

Pesquisa personalizada

terça-feira, 27 de maio de 2008

Teixeirinha


Caros leitores do blog, hoje resolvi escrever sobre uma personalidade da música gaúcha que alcançou reconhecimento nacional em sua época. Talvez a grande maioria não o conheçam, então aproveite para conhece-lo agora.
Falo de Vitor Mateus Teixeira, ou simplesmente Teixeirinha. Também conhecido como Gaúcho de Passo Fundo ou Rei do disco, nasceu em Rolante em 3 de março de 1927. Teve uma infância difícil, perdeu o pai aos 6 anos e a sua mãe aos 9 anos, foi morar com alguns parentes que, por dificuldades financeiras, saiu mundo afora escrevendo seu destino. Antes de fazer sucesso trabalhou em granjas do interior e quando veio para Porto Alegre carregou malas em portas de pensões, vendeu doces como ambulante, entregador de viandas, vendeu jornais.
Aos 18 anos foi trabalhar no DAER como operador de máquinas por 6 anos. A partir de então foi pelas rádios do interior do estado, tentando uma carreira artística.
Em 1959 foi convidado para gravar um 78RPM, de um lado a música “Xote Soledade” e do outro lado “Briga no Batizado”. No lançamento do seu quarto disco é lançada a música "Coração de Luto", que se torna sucesso no interior de São Paulo.
Esse sucesso foi tão grande que em 1961 esse disco alcançou vendagem de 1 milhão de cópias, acontecimento inédito na musica popular brasileira. Para se ter idéia deste fato, o disco Coração de Luto chegou a ser vendido no câmbio negro em Belém do Pará, havia fila para comprá-lo. A gravadora não tinha condições de atender os pedidos e era obrigada a distribuir cotas para cada loja. O fato de Belém do Pará foi registrado por Edgard Pina, então agente da Chantecler naquela capital.
A música Coração de Luto, até hoje, vendeu mais de vinte e cinco milhões de cópias, a única no mundo mais vendida, superando cantores como Michael Jackson, Julio Iglesias, cantores contemporâneos de grande vendagem de discos, mas não de uma única música, como o caso de Coração de Luto, que continua na cotação de uma das músicas mais vendidas.
Teixeirinha ganhou muitos premios, inclusive em Portugal o troféu "Elefante de ouro" por maior vendagem de discos lá.
Teixeirinha também atuou em muitos filmes, geralmente produzidos por ele mesmo. Nestes filmes ele sempre fazia o papel de galã dos pampas, em cenas muitas vezes cômicas, ao lado de Meri Terezinha. Escreveu o filme autobiográfico intitulado "Coração de luto". Esse filmes eram apresentados por distribuidores regionais, o que garantia bastante tempo em cartaz, eram filmes com grande bilheteria para sua época.

Digo-lhes que aprendi a gostar e a respeitar essa legenda da tradição gaúcha com meu avô, um gaúcho de 75 anos apreciador da cultura gaúcha e de nossa velha máxima: churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e mulher, é disso que o velho gosta e é isso que o velho quer. Não tive a oportunidade de vê-lo cantar, nasci em 1988, três anos depois de seu falecimento, mas ouço muito suas composições.
Acho importante essa preservação da história de um povo, a passagem da cultura para os descendentes. E vejo hoje que isso está sendo deixado um pouco de lado pelos jovens, que já não tem tanto interesse pela história da sua pátria. Uma vez, em um programa na MTV, Penélope Nova ( filha do Marcelo Nova, do "Camisa de Vênus") perguntou a alguns jovens em uma praça de São Paulo (se não me falha a memória) se eles sabiam quem foi Zumbi dos Palmares, e muitos deles não tinha nem idéia de quem foi esse líder negro, que tanto orgulha o país (pelo menos aos conhecedores de um pouco da história brasileira).

Bom, mas aqui vão cinco músicas dele que eu adoro e indico para que conheçam um pouco de quem vos falei:
1- Tropeiro velho
2- Velho casarão
3- Querência Amada
4- Chofer de táxi
5- Colono

Para saber mais sobre esta figura ilustre, o gaúcho coração do Rio Grande, visite:
Página Oficial

Aos gaúchos é natural conhecer este grande homem, escolhido um dos 20 gaúchos mais influentes do século XX, mas gostaria de saber dos demais amigos de outros estados se conhecem este nome da cultura gaúcha?

28 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Elton!

Parabéns pela iniciativa de divulgar a música regional gaúcha para os seus leitores. Não o conhecia, pra ser sincero...mas, vejo q ele contribui mto para a cultura do seu estado.

Abcs,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

O Blogueiro disse...

EU sou la do orkut o celso

achei q ja tinha comentado, desculpa mesmo, gostei do seu blog

abraços

o'Ricci disse...

Nunca tinha ouvido antes, colega. Música folclórica sempre tem umas veias interessantes, e os hibridismos que ela permite aos outros estilos são fabulosos.

Anônimo disse...

Olá td bem ?
Seu blog sempre c/ temas interessantes
=)
www.s2girl.blogspot.com
Bjs !

Parmitaum disse...

Pois olha meu... num so mt ligado em musica gauchesca, mais aki existe o CTG, acredito que devam conhece-lo por aquelas bandas... confesso que os unicos que conheco sao o Gaucho da Fronteira e o Sérgio Reis( nao sei se é gaucho) =/


mt bom o post...

abraço

arash gitzcam disse...

Não conhecia.

O lema gaúcho do que 'o velhor quer' é mto bom. abraço.

Carlos Macêdo disse...

Não conhecia... é importante mesmo a preservação da história e da cultura popular local!

flw.

http://fliperama-underground.blogspot.com/

Anônimo disse...

Mas é claro que sim.. Lembra infância... Meu pai ouvia nas viagens e rodeios q me arrastava.. hehehe
Agora moro no RS, não sou de família gaúcha, mas qdo vivia no PR, já conhecia sim..


http://sdqwishlist.blogspot.com/

do Ricardinho Dias Gomes disse...

TVariedades

APRESENTA...
"A PRIMEIRA ESTRELA DA NOITE NO CAMINHO DE DOM FELICIANO"
Vai lá e de palpites, opiniões, dicas, etc...

- disse...

Tri Loco!
Teixerinhaa!!
\o/\o/

Anônimo disse...

meu pai gostava muito do Teixerinha...

Anônimo disse...

gostei muito da historia...
eu lembro quando meu pai escutava a musica. eu ficava com ele e nao perdia a cançoes dele .
parabens .

Pedro Pyratero disse...

prefiro cachorro grande ou acusticos e valvulados! mais e uma boa! vou conferir!

Thaíssa Vasconcelos disse...

Interessante a sua divulgação e valorização de sua cultura.

Infleizmente não vejo isso acontecer em minha região, onde nossa música origem é desviada e reinterpretada com um péssimo gosto.

Parabéns.

Henrique disse...

CARA, APRENDI COM O MEU PAI A SER FÃ DESSE CARA.

eu sei coração de luto quase toda *-*

Tordilho Negro quem escreveu foi ele né? o.o


se puder:

www.frieiracerebral.blogspot.com

Anônimo disse...

Pois é, não se infelizmente ou felizmente, rrsr

http://www.hikaridream.blogspot.com/

Cativa Google disse...

Infelizmente nao tive o prazer de conhecé-lo.
Só alcança sucesso quem faz por onde.
Pelo sofrimento pelas lutas e pelas tristezas da perda dos pais ele mereceu tudo que conquistou!!

Rodrigo disse...

Meu pai é bem fã do teixerinha, ja eu nao curto nao =D

Unknown disse...

Vixe, esse é das antigas. Parabéns pelo resgate.

Katielle disse...

Legal divulgar...xD
Não conheço nada do que esta escrito...xD

Parabéns...

http://fortalezadevidro.blogspot.com/

Hudsay disse...

Bom, eu sou gaúcha, e conheço sim o famoso Teixeirinha! É um orgulho para a região tê-lo como representação ao país. Eu só conhecia suas músicas, não sabia nada de sua vida, nunca tinha visto uma foto dele.
Com certeza, na época, para fazer tamanho sucesso, ele não deve ter sido "qualquer um". Imagino que além do que relatou no post, ele "suou" muito para atingir todo o seu potencial e sucesso.
Ótima idéia a sua de homenagiar uma personalidade tão admirável em seu blog. Ótima escolha!
Bom, eu sou jovem, e nunca fui de admirar essas bandinhas atuais, que cantam músicas insignificantes. Sou real admiradora de bandas mais antigas, com poucas exceções. Gosto muito de Beatles, The Kinks, entre outras bandas desse estilo. Mas ultimamente, tenho ouvido muita música brasileira, e estou adorando Elis Regina, Teixeirinha, Caetano Veloso... O único que ainda tenho muitas críticas pessoais, é o chamado "rei" Roberto Carlos.

Em relação ao seu comentário em meu blog, achei muito interessante. São aqueles questionamentos, em geral, que tenho todos os dias. Mas, como você mesmo disse, não há uma forma concreta de resposta. Então, nos basta continuar a ter esperança, e contribuir ao máximo para todos ficarem sabendo da realidade, e terem sua própria opinião: O que não acontece em classes baixas, onde há muitas pessoas ignorantes, em função da péssima educação que o país fornece.
Enfim, obrigada por comentar, e continue postando!

http://hudsay.blogspot.com

Karla Hack dos Santos disse...

Pô cara!!!
Que legal vc lembrar do Teixerinha... cresci pouvindo múicas dele..
Meu pai é super fã do Teixerinha...
E, pra ser sinvera, tmb gosto dele!!
A música Troupeiro velho.. me arrepia td vez que escuto!

;D
bjus

Nina 512 disse...

gauchos... tenho conhecido eles
por blogs

^^



bjo

Almeida José disse...

Faaaala elton!

Então cara, teu blog tem um objetivo parecido com o meu: divulgar textos próprios e abri a cabeça afim de se conhecer melhor atraves das nossas próprias obras

espero que não fique tão confuso...
http://uklafayette.blogspot.com/

 ADM disse...

eu tb gosto do teixerinha, tenho um cd dele é muito bom.

Trilhas Sonoras do Cinema disse...

eu nunca ouvi alguma música dele, apesar de meus pais comentarem muito


seu blog tem um argumento interessante, gostei muito ^^
continue assim

Skyz disse...

Não conhecia, mas agradeço pela dica. Sempre é bom conhecer coisas novas sobre a cultura fora daqui do eixo Rio-Sampa.

Parabéns pelo blog, gosto do título, gosto do Livro (Cem anos...) e gosto muito do Garcia Marquez.

Um abraço.

ONILDA disse...

Eu conheco ele!