O orgulho de ser gaúcho é inerente a nossa compreensão. O que sabemos é que somos gaúchos, e isso nos basta. Nascer neste estado é ter de conviver com um fato por toda vida, a valentia que temos no sangue como herança farroupilha.
Discurso sobre isso com vocês porque dia 1° de maio deste ano eu estive em um festival de bandas em Porto Alegre, e a abertura do evento deu-se com Neto Fagundes (um dos ícones do regionalismo gaúcho) cantando Hino Riograndense. E só quem é gaúcho pode descrever a emoção de ouvir um coro de vinte mil vozes cantando com tanta euforia nosso hino, cultuando uma vez mais o pendão gaúcho sob intensos aplausos ao final.
Emociono-me a cada vez que ouço o hino este estado que tanto me orgulho de ser filho. Outro fato marcante foi que, após a brilhante execução do hino por parte de Neto e Paulinho Fagundes, a multidão gritava "ah, eu sô gaúcho", num coro de vozes de estremecer o pavilhão do evento.
Quiçá seja a característica mais marcante no gaúcho essa devoção e orgulho por esta terra no extremo sul brasileiro. Orgulho este nascido talvez na Revolução Farroupilha, onde lutamos bravamente contra um império que desprezava o desenvolvimento da nossa província. Mas não entremos em méritos históricos, até mesmo porque a verdade na história sempre tem o seu lado perverso, pois ela é feita por seres humanos, e assim é qualquer pessoa.
A afirmação que faço agora não deve ser tomada como afronta ou desrespeito a qualquer outro estado, mas no Brasil não há povo com mais orgulho da sua história do que o gaúcho. Vou utilizar o futebol - esporte preferido do brasileiro - como exemplo, não se vê nos estádios do país torcidas cantando o hino de seus respectivos estados, ou ainda qualquer brado que ecoe o orgulho que sentem por sua terra, estas demonstrações de civismo por parte da torcida que representa o povo somente ocorrem no Rio Grande do Sul.
Mais uma vez peço aos leitores que não se sintam ofendidos com minhas afirmações, pois elas são passionais, e como qualquer afirmação com esteio na paixão ela é carregada de muita emoção e pouca racionalização.
HINO RIO-GRANDENSE
Letra: Francisco Pinto da Fontoura
Música: Joaquim José de Mendanha
Como a aurora precursora
do Farol da divindade,
foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade.
(Estribilho)
Mostremos valor constância
nesta ímpia e injusta guerra;
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda a terra.
Mas não basta p’ra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo;
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.
Peço que todos se manifestem, comentem sobre o texto, se concordam, se sentem tanta emoção ao ouvir o hino de seu estado sendo tocado, se sabem o hino dele. Criticas ao texto e ao layout são sempre bem vindas, desde que sejam construtivas e me façam evoluir tanto na escrita quanto na parte pessoal.
Saudações deste tricolor apaixonado por este estado e pelo imortal Grêmio Football Porto Alegrense!
"Ah, eu sou gaúcho. Ah, eu sou gaúcho. Ah, eu sou gaúcho."
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Orgulho de ser gaúcho!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
36 comentários:
hummmm... já estive nesse "cantinho" antes.
Olha, minha mãe é gaúcha de Santa Maria e se orgulha muito de sua terra, mas não fica por aí proferindo o seu amor ao Sul por todo o canto ou com uma cuia do braço em um calor de 40 graus.
O que eu quero dizer que é muuuuuito bacana gostar de se país e estado, mas isso não deve virar uma espécie de obsessão como é pra alguns gaúchos...
Enfim... EU SOU PAULISTA! EU SOU PAULISTA! EU SOU PAULISTA!
rsrsrsrrs
Beijos,
Persona
nao se preocupe nao me sinto ofendido por isso, afinal bom texto é bom se ter orgulho de ser algo mas Gaucho é Gaucho neh rs. abraços
Sou paulista, mas confesso, que por motivos televisivos conheço mais sobre o seu estado do que sobre o meu, embora, o local onde moro é marco da independência do Brasil.
Já morei fora, nos EUA, onde todo mundo sabe todos os estados de cor, mas também, não sabem onde ficam nada nos mapas dos outros países.
Acho que temos de nos orgulhar sim, de tudo que nos faz bem!
E, se seu estado te traz essa sensação, siga em frente!
Beijinhos da Kiki
PS - adorei a estruturação do seu texto
Apesar de discordar um pouquinho de toda interpretação sobre os Farroupilhas (mas isso é problema, eu que sou historiadora e pesquiso o tema, tu pode continuar achando isso), reconheço que o nosso sentimento de identidade, baseado num mito fundador é único no país.
E que gaúcho nunca se emocionou ao ouvir a fala de Rodrigo Camabará, um certo capitão?! Aquela fala em que ele diz: "Buenas e me espalho, nos pequenos dou de plancha e nos grandes dou de talho."
Ou que gaúcho não se viu a plenos pulmões bradando o Canto Alegretense...
Nem minha racionalidade crítica me tirou disso. E olhe que ela é muito crítica.
Ah, eu sou gaúcha!!!!!
man! acorda!
legal q seu estado seja o mais "patriota" e talz, mas i.... isso n muda muita coisa no geral.
olhem mais pro todo, brasil n se define apenas em cantar hino e futebol. paixão por onde mora é legal, mas vc faz parte de um todo q n vive só disso.
em relação ao template, procure na comunidade blogger, um cara postou uns sites legais, vc deve gostar de algum, eh bem facil de instalar, soh tenha cuidado em salvar tudo da sua pag antes pq quando troca o template perde tudo.
se cuida man!
è legal termos orgulho de onde nascemos sim, mas sempre tomando o cuidado de não nos tornarmos bairrista ou rivalizando com pessoas de outros lugares.
Sou gaúcho também e há 1 ano e meio moro em Santa Catarina. Só saíndo do RS pra saber a falta que faz. Não há terra melhor.
Eu me orgulho totalmente em ser gaúcho.
Infelizmente, algumas pessoas de outros estados acabam vendo isso como arrogância, quando na verdade não é.
Belo post.
Visite:
http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com
Fernando, tem toda razão, não é arrogância. Isso é uma paixão pela terra que nos dá abrigo e sustento.
Então como já fiz no texto, mais uma vez peço aos leitores que não se sintam ofendidos com minhas afirmações, pois elas são passionais, e como qualquer afirmação com esteio na paixão ela é carregada de muita emoção e pouca racionalização.
Obrigado pelos comentários!
Cantar hinos, colocar a mão sobre o peito, sorrir ao ver o estodo sendo mencionado de alguma forma benéfica, realmente nos faz orgulhosos... E compreendo perfeitamente seu orgulho em ser gaucho, compreendendo o meu em ser brasileira... (apesar de tudo)...
parabens pelo blog
muito legal
ps*visite o meu e comente o ultimo texto escrito por Luciana R. Me sentirei lisonjeada em ter um comentario seu lá... bacio...http://banzooo.blogspot.com
Cara, eu tbm. tenho um orgulho enorme de ser mineiro... Belo Horizonte, pra mim, é a melhor capital do mundo, não saio daqui por nada...
Quero conhecer o sul, não há como negar que a sua terra é uma das mais belas do psís...
E eu sou Galo Doido, mas gosto do Grêmio!!!
Nossa, Elton, acho que fui mal entendido. Também acho que a blogosfera é lugar de diversidade. Escreve-se sobre poseias, crônicas, vida pessoal, cola-se link do you tube, pornografia, copia-se de outros blogs.. acima de tudo defendo que é um ambiente de total liberdade. O problema é o cara querer que para qualquer coisa (entenda qualquer coisa mesmo) se teça um comentário...Fica difícil comentar o qualquer coisa do rapazinho ou da mocinha que quer exibir seu ego para o mundo comentar... aí fica difícil mesmo.
Abração
Kra, encontrei o seu blog na blogosfera e curti pra caramba.
Meu, sabe, é muito bom ver q as pessoas ainda tem orgulho de ser o que são. Nesse país q atualmente só nos tem decepcionado com uma política mediocre, uma administração em todos os níveis caótica, precisamos ainda ter orgulho de ser o que somos, usando aquela tal máxima: "Sou brasileiro, não desisto nunca!"
Abç kra! e qdo puder dá uma passada no meu blog vei!
http://biblinotas.blogspot.com
AAAH, EU SOU CARIOCAA..
AAAH, EU SOU CARIOCAA..
sauhsauhsauhsaduhsadhhd
beijos..
http://aprocaralho.blogspot.com/
Uhn... eu acho esse orgulho todo muito bonito e inspirador. Ainda mais porque você não caiu no lugar comum idiota de criticar os outros lugares para vangloriar o seu, legal isso...
Eu também me sinto muito feliz de morar no rio de janeiro, mas por uma questão menos hitórica que a sua. rsrsrsrs
Eu gosto do clima, gosto da geografia, gosto das pessoas... não me vejo morando em outro lugar!!!
Abraços
Eita que povo apaixonado!!!
Gosto bastante do Sul, sonho conhecer, embora não me atraia nem um pouco por outras regiões brasileiras, mas o teu estado me chgama bastante a atençaõ!
Boto fé!
Ame o seu estado,Ame a sua Nação!
---------------------
http://semtosquices.blogspot.com/
http://sembaixas.blogspot.com/
bah!!! quanto orgulho..rsrsrs
eu gosto do sul, mas só conheço o paraná... um dia eu vou para o Rio Grande aproveitar esse friozinho gostoso que faz ai.
Dta
Eu aqui de novo!
xD
Ame o seu País,seja orgulhoso dele!
http://semtosquices.blogspot.com/
http://sembaixas.blogspot.com/
Eu sou paulistano, mas gosto do pessoal do Sul. Infelizmente nunca fui pra essas bandas, mas quem sabe um dia.
E é muita sacanagem ficar chamando gaúcho de viado... Ahh e as mulheres daí são também, enfim... parece ser um ótimo lugar.
Abraço!
Eu também tenho muito orgulho de ser Paulistana, parabéns pelo post você tem toda razão e direito de amar sua terra natal!!!
Olha eu amei seu comentário, gostei muito mesmo vou te linkar se não se importar...
Valew e volte sempre.
AHh sou paulista!
mas adorei o seu texto!
Parabéns!!!
O blog também está ótimo!
:D
http://descriticas.blogspot.com/
Há muito tempo eu não lia um texto tão apaixonado pela própria terra!
Não me ofendi em nenhum momento, até porque você falou da sua terra sem ofender a dos outros!
Mas eu prefiro cantar:
"baum demais da conta eu sô,sô minero"
abraço
haha, eu tenho um primo que é gaucho tchê;
ele fala engraçado, mas eu gosto dele.
http://mundinho1.blogspot.com/
bah tche que bom que tu se orgulha menino, é bom ter prazer de caregar a bandeira sabe!sejá em qualquer lugar do mundo cada cantinho é bom quando valorizado, espero que sua cidade se orgulhe de você! beijos.
Que legal adorei o texto..vc escreve muito bem!!!
Principalmente falando de ago que vc ama...seu estado " Rio Grande do Sul"!
meus parabéns ...poruqe eu não sou assim...nem sei o hino do meu estado!!
Mais gostei do blog...viu!!!
abraços...
aah desculpa :/
acho que nem vii teu blog quando fui deixar o comentario no de cima! :/
heaaeuih
brigada pela visita, você escreve muito bem!
passa sempre tá?
beiijos ;*
Eltinho, Eltinho.
Fiquei até emocionada.
Deu orgulho de ser gaúcha, mas, ultimamente ando meio ressabiada com a gurizada. Não é atoa que outros estados brasileiros nos criticam tanto. Nossa "grossura" é famosa no mundo todo.
Ainda falta educação e gentileza que, infelizmente, a gauchada interpreta como viadagem, coisas de boiola... Não é não.
Mas o gaúcho ainda faz mais música pro boi do que pra prenda. Tem alguma coisa errada com o nosso folclore. O machismo no século XXI não cabe mais.
Eu conheço Europa, USA e vários estados brasileiros. É fácil identificar um gaúcho: falam aos berros e pensam que são alegres.
Falo com tranquilidade porque tbm sou gaúcha (de Porto Alegre) e gremista (sniff) mas não sou tonta.
beijos
Fada Safada
http://fadasafada.blogspot.com/
Bom,eu achei o texto legal embora não curta o meu estado por não ter praia e essas coisas
emfim,adorei o blog,voce escreve bem,mas aqui rola parceria de link?
abraço
coloca umas fotos da sua cidade no seu blog pra gente conhecer, assim vc divulga a sua cidade .
bááá tchê :D
Ótimo blog.Tenho, aliás, uma grande simpatia pelo povo do sul. São de extrema elegância no trato cultural. Penso que mantem respeito Às tradições. Algo que os torna tão equilibrados e cooperativos. Sobre o futebol, também uma paixão do mineirinho aqui, não posso me furtar os grandes encontros que tivemos com o Grêmio e o Colorado gaúcho. Alegrias e tristezas, ricamente celebrados pelo povo brasileiro. Somos por isso duas grandes pot~encias no ceário nacional.Não havemos de deixar que São Paulo e Rio triunfem sobre todos,não é mesmo?
Pra mim também é uma satisfação ser gaúcho, ainda mais considerando que nosso estado tem uma característica aculturadora muito forte, pois recebeu e incorporou influências das mais variadas dos povos e raças mais variados também.É claro que que cada estado tem sua importância, ninguém está negando isso, pois o Brasil, antes da independência tinha sua vida social e econômica fervilhando no Nordeste e os estados do Nordeste tem valor histórico intrínseco para o Brasil e para todos os brasileiros.Parabéns pelo blog e nem vou comentar as questões futebolísticas...hehehe.Quanto aos farroupilhas: não dê crédito a tudo o que falam e escrevem os exaltadores e o mesmo vale para os detratores.Noves fora a mitificação, ocorrência comum em QUALQUER país, aldeia, comunidade, temos sim uma história bonita de se conhecer.
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
http://lumerkoz.edu I like it so much, http://www.comicspace.com/celexa/ drahtpost flaming http://epsaservicecenter.com/members/Buy-Cipro.aspx viewable ankles http://soundcloud.com/lasixs estuarys riparian http://soundcloud.com/buy-allegra shoddily acad http://rc8forum.com/members/Buy-Azithromycin.aspx canote cicad
Eu sou gaúcha uma barbaridade, o orgulho gaúcho é forte no coração de quem nasce nesse estado...
Raça, orgulho, paixão e fibra são nossas maiores virtudes
O pôr de sol do guaiba, os grenais nos domingos, o chima na redenção...tudo isso não tem preço, só quem é daqui entende...
E colorada fanática como sou, jamais sairia daqui, ficar longe do Beira Rio nem pensar!
Lindo teu texo, parabéns pelo blog!
AH EU SOU GAÚCHAAAAAAA....
Essa paixão exagerada ou disfarçada dos moradores da região sul pelo estado ou região em que moram provoca aversão em outras pessoas que não são da região, visto que eles carregam traços europeus com caractere xonófobos e tendem a isolar-se dos mais humildes e a desprezá-los.
Postar um comentário